Serviços

O plano de negócios é o serviço ideal para quem deseja criar ou reestruturar uma empresa. Ele funciona como um manual para tomada de decisões em todos os aspectos da empresa, pautado em análises mercadológicas e setoriais, bem como em cenários e na própria organização interna da companhia. Ele é composto pelas etapas:

  • Sumário Executivo
  • Pesquisa de Mercado
  • Análise de Mercado
  • Plano de Marketing
  • Plano Operacional
  • Gestão de Estoques
  • Plano Financeiro
  • Construção de Cenários
  • Avaliação Estratégica
  • Mais informações

Os serviços de Marketing correspondem tanto a estratégias propagandistas e promocionais, mas também a toda a questão visual e de otimização de seus veículos de mídia digital. O objetivo final é, acima de tudo, ter estratégias bem definidas para que o negócio do nosso cliente mantenha seus consumidores sempre satisfeitos e engajados com a marca, ao mesmo tempo em que sempre prospecta novos deles.

  • Plano de Marketing: Um plano de marketing compreende etapas desde descrição de produtos e serviços – fundamental para gerar o melhor conteúdo futuramente – quanto da estruturação de estratégias de propaganda e promoção. Nesse plano também é elaborado um plano de prospecção de clientes e, por fim, são estudadas novas oportunidades em relação ao comércio do nosso cliente, como mudanças setoriais, mudanças na carta de serviço, etc.
  • Gestão de Mídias Sociais: Marketing digital é, atualmente, um dos pilares do marketing de qualquer empresa. Nessa etapa, tal ramo de marketing é explorado tanto por parte de gerenciamento de redes sociais, quanto por ferramentas de propaganda, como Facebook Ads e Google AdWords, quanto, por fim, de mecanismos de monitoramento, como Google Analytics e FanPage Karma. Além disso, realizamos serviços de consultoria em criação de site e de consultoria em SEO, ambos fundamentais para bom marketing de um negócio. Tudo isso é acompanhado tanto de um treinamento quando de um processo de otimização voltado especificamente ao negócio de nosso cliente.
  • Mais informações

Um dos grandes diferenciais de certas empresas do mercado é a eficiência operacional. De fato, uma boa gestão de operações é capaz de reduzir significativamente os custos e aumentar a velocidade com que as tarefas são realizadas. Com a gestão de processos, as tarefas da empresa ficam bem definidas, mas a prática de gestão de operações e processos não é comum nas pequenas e médias empresas brasileiras. Com isso, a FGV Jr. inova em seu portfólio trazendo serviços desse âmbito acessíveis a esse público.

  • Plano operacional: O planejamento operacional realizado pela FGV Jr. tem como focos estruturar e planejar o uso do tempo e recursos disponíveis pelas empresas com que trabalhamos. Os principais benefícios de um planejamento operacional são a sua capacidade de aprimorar o trabalho dos funcionários e os resultados positivos, visando atingir o bom funcionamento de todas as áreas da empresa em congruência.
  • Mapeamento e redesenho de processos: através de uma metodologia própria criada a partir dos conceitos de PDCA (plan, do, check, act), a FGV Jr. realiza projetos voltados para tornar a governança e a organização interna das empresas parceiras mais eficientes e eficazes. Inicialmente, através de uma análise minuciosa com ferramentas precisas, é entendida e desenhada em fluxogramas a empresa do jeito que ela se configura no momento do início do projeto. Com os problemas elencados e as prioridades definidas, os problemas são analisados e os processos da empresa são completamente redesenhados, de forma alinhada com a eficiência operacional e as intenções do cliente.
  • Mais informações

O estudo de estoques é fundamental em todas as empresas uma vez que impacta diretamente no seu financeiro e na sua capacidade de atender aos clientes. Na FGV Jr., então, definimos e otimizamos todo os processos relacionados a essa gestão e organizamos o estoque segundo os métodos mais eficazes de construção de inventário.

  • Otimização de processos: Os processos de um estoque correspondem, basicamente, à chegada, saída e operações internas com mercadorias. Para otimizá-los, buscamos os melhores sistemas operacionais, montamos fluxogramas e determinamos orientações para os operadores do estoque.
  • Construção e manutenção de inventário: Inventário são os bens e materiais pertencentes à empresa. Para construí-lo (ou aperfeiçoar seu método de construção), definimos uma curva ABC baseada em indicadores relevantes a partir da qual delimitaremos a tolerância, ou seja, o mínimo de estoque necessário de cada item. Também definimos outros aspectos importantes, como a equipe de contagem, pequenos ajustes e o próprio planejamento do inventário amostral.
  • Mais informações

O financeiro é uma parte essencial para a saúde de qualquer empresa. Tê-lo bem estruturado não só impede a aparição de grandes problemas como também ajuda a compreender melhor toda a operação, e por isso montamos um plano financeiro tão detalhado nas seguintes partes:

  • Investimentos: Os investimentos de um negócio correspondem aos custos antes do início da operação. Com esse cálculo, é possível ter a noção exata de quanto se deve investir para abrir sua empresa. Nessa etapa calculamos também o capital de giro, ou seja, a quantidade de dinheiro necessária para manutenção das operações da empresa.
  • Custos: Na etapa de custos, delimitamos, por exemplo, custos de comercialização, de materiais, de mão-de-obra, fixos e variáveis. Além disso, são inseridos os encargos correspondentes tanto às questões sociais quanto ao enquadramento jurídico.
  • Planejamento financeiro: O planejamento financeiro constitui, num primeiro momento, a estimativa do faturamento mensal da empresa pelos anos seguintes. Além disso, é feito o cálculo do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) e do Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).
  • Análise Financeira: Na etapa de análise financeira, elaboramos também cálculos importantes para o sucesso financeiro do negócio, a partir de estudos da demanda, da receita e da despesa.
  • Indicadores de Viabilidade Econômica: Indicadores são fundamentais para orientar qualquer empresa. Desse modo, calculamos os mais relevantes, como lucratividade, rentabilidade, ponto de equilíbrio, prazo de retorno do investimento e custo de oportunidade do capital.
  • Construção  de Cenários: Na etapa de construção de cenários, tomamos como base os estudos do plano financeiro e elaboramos três possibilidades para o negócio de nosso cliente a partir das condições do mercado. São elas os cenários pessimista, realista e otimista, antecipando as expectativas dos clientes.
  • Mais informações

Sabemos que durante a definição das diretrizes da empresa, muitos problemas podem surgir. É difícil definir qual a melhor estratégia quando o desempenho da empresa depende de tantos fatores, principalmente quando se trata de fatores externos, como o desempenho do setor ou da economia. Pensando nisso, oferecemos soluções para micro, pequenas e médias empresas para se anteciparem aos fatos e tomarem as melhores decisões possíveis.

  • Planejamento estratégico: Um planejamento estratégico é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, uma vez que dita para onde ela deseja caminhar no futuro. Dessa forma, desenvolvemos o planejamento de missão, visão e valores e também de objetivos SMART e metas.
  • Análise de portfólio: Na análise de portfólio, fazemos uso de ferramentas e metodologias reconhecidas para mapearmos a situação da empresa e de seus produtos ou serviços frente ao mercado. Alguns exemplos são a elaboração de matrizes BCG e de segmentação, e de análises SWOT e de Forças de Porter.
  • Mais informações